Fanfarras escolares intensificam ensaios para desfile do Dois de Julho

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Para fazer bonito no desfile do Dois de Julho, a fanfarra do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, na Liberdade, em Salvador, realiza os últimos preparativos. Nesta quarta-feira (26), os alunos fizeram um ensaio para apresentar um repertório digno da importância da data para os baianos.

“A Independência começou aqui e queremos levar o orgulho que temos dessa data. Por isso, estamos suando para apresentar uma desfilo bonito e cheio de significado. A expectativa é grande. Esse é o meu sétimo desfile, mas a gente sempre fica um pouco nervoso. Vai ser uma apresentação muito bonita”, afirmou o estudante Tauã Lemos.
Os preparativos para o desfile mobilizam as escolas da rede estadual de ensino em todos os Territórios de Identidade da Bahia. Os ensaios ocorrem diariamente, das 15h às 17h. Para os alunos, as fanfarras desempenham um papel que vai além dos desfiles cívicos e campeonatos, funcionando como um ambiente de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo estudantil.
A regente da fanfarra do Ceep Luiz Navarro de Brito, Zélia Rocha, destaca que além de aprenderem mais sobre a história da data, os alunos melhoram em diversos aspectos. “É uma atividade que tem uma importância pedagógica muito grande. É evidente a melhora do desempenho deles, principalmente na questão do comportamento. Eles desenvolvem o respeito e a disciplina, aprendem a se ouvir e a trabalhar em equipe”.