Gato de água é encontrado em igreja

Foto: Divulgação- Embasa

Um ramal clandestino de água abastecendo um imóvel onde funcionam uma igreja e estabelecimento comercial na Avenida Dom João VI, no bairro de Brotas, em Salvador foi encontrado na tarde dessa quarta-feira (4). O flagrante ocorreu durante mais uma ação de fiscalização da Embasa, com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica. Os responsáveis pelos imóveis serão chamados para prestar esclarecimentos na 6ª Delegacia Territorial, no bairro.

Segundo a Embasa, o prédio estava com a ligação inativa e com débitos acumulados. Para regularizar a situação junto à Embasa, além de pagar o débito e multa, os responsáveis pelo imóvel deverão pagar o valor referente à quantidade de água desviada, que ainda está sendo calculada.

Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede distribuidora de água com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que qualifica a prática de furto de água como crime contra o patrimônio, sujeita a pena de reclusão além de multa.

Desde 2017, uma parceria de sucesso com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia já identificou mais de 180 irregularidades em imóveis residenciais e comerciais na Região Metropolitana de Salvador. Esses “gatos” desviaram cerca de 50 milhões de litros por ano, sendo que o débito com a Embasa chega a mais de R$ 3 milhões.