Documentos veiculares lideram número de fraudes

Duzentos documentos de veículos com suspeitas de fraude foram analisados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), no primeiro semestre de 2019, de acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (5), pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA). A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) lideram as demandas anuais das perícias, incluindo as grafotécnicas (análises da grafia em assinaturas e outros tipos de escrita manual). Segundo a SSP/BA, as fraudes estão associadas a supressão e adulteração das informações originais.

Em um dos casos analisados, o criminoso alterou a data de expedição da CNH transformando ilegalmente o numeral oito em nove. “São muitos casos como este. Analisamos cada detalhe com muito cuidado, porque sabemos que, em muitas situações, eles mudam a data de expedição para que não correr o risco de ser comparada com a data que foi adulterada”, explicou a coordenadora do setor de Documentoscopia, perita criminal Adriana Santana Queiroz.

Conforme a SSP/BA, o alto número de apreensões destes tipos de documentos está associado diretamente as ações de abordagens realizadas pela Polícia Militar e pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) que tem por finalidade a captura de assaltantes de carros e estelionatários.

Adriana disse ainda que as cédulas também são materiais considerados fáceis para falsificações. “Muitas vezes eles [os criminosos] dão um desgaste no papel ou fazem algum tipo de simulação para passar a impressão de que a cédula foi usada ou já circulou. Então, a gente realiza um exame para verificar se realmente é uma cédula autêntica ou se foi feita em um papel para simular”, completou.