Escritor Cubano Leonardo Padura abre Fronteiras do Pensamento

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Coletiva com o escritor e jornalista cubano Leonardo Padura, que fara conferência no Fronteiras do Pensamento. Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Premiado internacionalmente, o escritor cubano Leonardo Padura abre a temporada 2019 do Fronteiras do Pensamento, nesta terça-feira (6), às 20h30, no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. Pela primeira vez na Bahia, o autor conversou com jornalistas baianos, na manhã desta segunda-feira (5), em coletiva de imprensa realizada no Wish Hotel da Bahia, e expôs os assuntos que irá apresentar para o público baiano.

“Vamos conversar sobre a relação do escritor com a cidade a que pertence, sobretudo para o escritor de romances. Aqui na Bahia temos o exemplo do Jorge Amado, que tem uma relação muito forte com Salvador. Vou falar mais especificamente da minha relação com Havana, que é a cidade onde nasci e serve de cenário para os meus livros e dá vida aos meus personagens. Lerei um texto em que reflito sobre porque vivo em Cuba e como o lugar onde vivo influencia a minha construção literária”, afirmou o escritor.

A conferência com o autor inicia em Salvador a análise sobre o tema central do Fronteiras do Pensamento este ano, que pretende promover uma reflexão sobre o sentido da vida. O projeto, que é realizado pela Caderno 2 Produções Artísticas, também trará para a capital baiana o filósofo francês Pierre Lévy, no dia 10 de setembro, e as escritoras brasileiras Djamila Ribeiro e Lilia Schwarcz, em 1º de outubro. O evento tem o patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fazcultura, com realização da Caderno 2 Produções Artísticas.

Os ingressos para o Fronteiras do Pensamento estão disponíveis nas bilheterias do Teatro Castro Alves (TCA), nos SACs dos shoppings Barra e Bela Vista, pelo site www.ingressorapido.com.br. A série com as três conferências custa R$ 120,00. Já a entrada para cada conferência é comercializada por R$ 50,00. O valor promocional da série com os três eventos é válido até 6 de agosto. Depois dessa data, só será possível comprar a entrada individual sem o desconto de 20%. Outras informações sobre o projeto na página www.fronteiras.com.

Sobre o autor

Internacionalmente conhecido também pelo romance Hereges e a quadrilogia policial Quatro Estações em Havana, que virou série na Netflix, o escritor tem uma obra marcada pelas referências culturais, sociais e históricas do seu país. Nos livros, o autor revisita o passado de Cuba para entender a realidade atual. Nesse contexto, temas como política, corrupção, violência e imigração são abordados.

Fronteiras

O Fronteiras do Pensamento foi criado em 2006, com o objetivo de oferecer uma ampla compreensão das mudanças sociais, econômicas, culturais e políticas do mundo contemporâneo. São realizadas séries de conferências anuais com pensadores, artistas, atores sociais e líderes políticos de todo o mundo.