PF deflagra operação contra PCC e cumpre mandados em sete estados

    Com informações do BN

    A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (6), uma operação contra a facção criminosa PCC. Agentes da PF cumprem 55 mandados de busca e apreensão, 30 mandados de prisão nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima, Pernambuco e Minas Gerais.

    A operação batizada de Cravada visa desarticular núcleo financeiro do PCC que é responsável pelo recolhimento, gerenciamento e emprego de valores para financiamento de crimes nos estados sete estados. A investigação teve início em fevereiro deste ano a partir de informações obtidas acerca da existência de uma espécie de núcleo financeiro da facção criminosa estabelecido na Penitenciária Estadual de Piraquara no Paraná.  Segundo os investigadores, verificou-se que o núcleo é responsável por recolher e gerenciar as contribuições para a facção criminosa em âmbito nacional.

    Os pagamentos – também chamados de “rifas”- eram repassados à organização criminosa por intermédio de diversas contas bancárias e de maneira intercalada, com uso de medidas para dificultar o rastreamento. A investigação indica a circulação de aproximadamente R$ 1 milhão nas diversas contas utilizadas em benefício do crime. Foram identificadas e bloqueadas mais de 400 contas bancárias suspeitas em todo o país.

    Os investigados podem responder pelos crimes de tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico, organização criminosa e outros.