Olívia Santana quer conceder título de cidadã baiana a Gloria Maria

Com informações do BN/Foto: Divulgação

Atualmente repórter especial do Globo Repórter, a jornalista carioca Gloria Maria pode ser condecorada com um título de cidadã baiana. A honraria foi proposta pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), nessa segunda-feira (5), e tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Ao portal Alô Alô Bahia, a parlamentar disse que propôs a homenagem porque mulheres como Glória Maria foram “fundamentais” para garantir que a sociedade brasileira hoje viva um o feminismo negro “com muita força e pujança”. Isso porque Gloria Maria é conhecida como a primeira repórter negra da TV brasileira. Com mais de 40 anos na TV Globo, ela já apresentou atrações como o RJTV, o Jornal Hoje e o Fantástico.

Embora o título ainda esteja no início da tramitação, a expectativa de Olívia é de que ele seja aprovado. A deputada disse que a homenageada soube da intenção e “sinalizou positivamente”. Em declarações antigas, a jornalista já ressaltou sua relação com a Bahia. Foi no estado, inclusive, que ela adotou suas duas filhas, Maria e Laura, em 2009.