Maioria dos brasileiros já foi beneficiada com saques ou pagamentos do FGTS

Com informações do BN

Com a proximidade da liberação do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para contas ativas e inativas, uma pesquisa apurou se a população brasileira entende o funcionamento do benefício. O resultado mostrou que 75,3% dos brasileiros sabem como o FGTS funciona e 67,7% já foi beneficiado por saques ou pagamentos provenientes dele.

Esse levantamento foi feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, que ouviu 2.082 pessoas com idades a partir dos 16 anos, espalhadas em 174 municípios do país. Realizada de segunda (5) a sexta-feira (9) da semana passada, a pesquisa possui margem de aproximadamente 2%, com grau de confiança de 95%.

Dessa forma, ficou evidenciado que apenas uma minoria de 24,7% do total de entrevistados desconhecem o funcionamento do benefício. Já 32,3% dos brasileiros ouvidos nunca utilizaram o recurso.

Outros detalhes apontam que quanto maior o nível de escolaridade, mais conhecimento sobre o assunto. Já a faixa etária mais informada é aquela entre 25 anos e os 34 anos. Os mais beneficiados estão entre os 45 anos e os 59 anos.

LIBERAÇÃO DO FGTS

No final de julho, o governo federal anunciou a liberação de saques de contas ativas e inativas do FGTS. A partir de setembro, o limite de R$ 500 por conta será disponibilizado para os trabalhadores que têm direito ao benefício.

Além disso, a gestão também oferece uma opção de saque-aniversário, que será anual a partir de 2020. Quem optar por essa nova modalidade, abre mão de efetuar o saque do valor total em caso de rescisão de contrato de trabalho, podendo apenas receber o montante dois anos após a mudança.