Camaçari: Ford comunica encerramento da produção noturna da unidade

A fábrica da Ford em Camaçari  prepara demissões de funcionários do turno da noite. A linha de produção noturna da unidade está prevista para ser desativada em março de 2016. Com  isso, é esperado um número significativo de funcionários serão demitidos.

De acordo com o comunicado oficial na última terça-feira (24), a empresa diz que ação é resultado da “desaceleração do mercado automotivo”. Ainda não foi divulgado o número oficial de empregados que serão dispensados, mas a quantidade pode chegar a cerca de dois mil funcionários entre os da fábrica e terceirizados. A Ford garante que está processo de negociação com a entidade representativa, o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari. A montadora também não informou o que irá acontecer com o excedente de empregados, se serão cadastrados no Programa de Proteção ao Emprego (PPE), ou se entraram em férias coletivas.

A unidade de Camaçari tem capacidade para produção de 250 mil automóveis por ano. O corte da linha de produção noturna resultará em um grande impacto na economia de Camaçari e do Estado.

No mês de outubro, funcionários da montadora fizeram protestos contra possíveis demissões que poderia ocorrer na fábrica. Na ocasião, a montadora informou que iria desligar mais de 600 funcionários, o que impactaria em 1.400 empregos da cadeia produtiva da unidade.

 

Com informações do Bahia no Ar