Candeias: Ato cívico celebra 195 anos da Independência do Brasil

Centenas de pessoas marcaram presença na manhã desta quinta-feira (7), na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, no centro de Candeias, para acompanhar o ato cívico pelos 195 anos da Independência do Brasil. O desfile teve início por volta das 9h e percorreu as ruas da Esperança, Missionários e Sete de Setembro (rua da Igreja). O ato cívico contou com a participação de Fanfarras, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e dos alunos das escolas municipais e particulares. A novidade este ano foi a presença das Forças Armadas.
O prefeito Dr. Pitágoras acompanhou o desfile ao lado da primeira dama e secretária de Saúde, Soraia Cabral. Também participaram da cerimônia secretários municipais, vereadores e o comandante da 10 Companhia Independente da Polícia Militar (10 CIPM), major Paulo César Nunes.  “Essa independência não foi somente conquistada por Dom Pedro I, mas foi conquistada por diversas pessoas que lutaram e trabalharam para ter um país independente”, disse o prefeito a Rádio Baiana FM.
Foto: Abdias Alves
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 1,200 estudantes foram mobilizados para o desfile. “Foi um momento ímpar porque tivemos um desfile bonito e grandioso numericamente. Os nossos alunos desfilaram bonito, tivemos a participação das Forças Armadas, dos bombeiros civis e militares, da Polícia Militar e escolas particulares como o Santa Rita e o Colégio da Polícia Militar. Todas as escolas deram um show de brasilidade e comemoraram a independência à sua maneira”, ressaltou o secretário de Educação, Jair Cardoso, em entrevista à Baiana FM.
O momento mais aguardado pelo publico foi o desfile dos alunos do Colégio da Polícia Militar Francisco Pedro de Oliveira.
Foto: Abdias Alves
O encerramento contou com a participação do Bloco dos Mendigos. O bloco, criado há mais de 10 anos, faz alusão ao Grito dos Excluídos. Cerca de 300 pessoas participaram do bloco que foi recebido com aplausos e gritos pelo público. O líder do bloco, Chocolate, foi convidado pelo prefeito a subir no palanque e dá seu recado. “Quero agradecer as autoridades aqui presente pelo apoio ao nosso bloco, mas queria que o senhor prefeito tirasse esses secretários de (fora da cidade) que estão maltratando o povo: Camilo Pinto (Secretário de Finanças), Luciano Murici (Obras), Jonh Kleber (Diretor de RH), Branca (Controladora)”, apontou.