Candeias: Mais de 1,900 pessoas são atendidas em ação social da Marinha e Braskem

Foto: Abdias Alves

No primeiro dia de atividades da Ação Cívico-Social (ACISO), iniciada nessa quarta-feira (16) no distrito de Passé, foram realizados 1.934 atendimentos gratuitos. Promovida pela Marinha do Brasil em parceria com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), com patrocínio da Braskem e apoio da Prefeitura Municipal de Candeias e Vopak, a ação oferece diversos serviços gratuitos, como atendimento odontológico, Clínico, Cardiológico, Dermatológico, Pediátrico, Ginecológico, Mastologista, Nutrição e Farmácia Popular. A ação prossegue até o próximo sábado (19), das 8h30 às 16h30 (quinta e sexta) e das 8h30 às 11h (sábado), na Praça do Rio do Cunha.

Um dos serviços mais procurados foi a emissão da primeira e segunda vias do RG, com 120 senhas distribuídas. A aposentada Lindaura Santos da Silva, de 73 anos, morada de Passé há 33, foi uma das primeiras a serem atendidas. “Se não tivesse esse evento aqui não iria fazer minha identidade agora, porque não tenho dinheiro para pagar”, explica a aposentada. Outro que aproveitou a oportunidade para renovar seu RG foi Genival Chagas, de 57 anos, que chegou ao local ainda de madrugada. “Fiquei aqui com o pessoal desde cedo porque não queria perder essa chance”, afirmou o eletricista.

O público presente poderá ainda regularizar embarcações, esclarecer dúvidas no Balcão de Justiça e Cidadania, assistir palestras educativas e participar de atividades lúdicas, além de corte de cabelo. Já no stand do Sebrae serão prestadas orientações sobre empreendedorismo para quem desejar se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). “Essa é uma iniciativa extremamente gratificante, pois propiciamos serviços gratuitos de saúde e cidadania para milhares de pessoas carentes que dificilmente teriam acesso”, ressalta Helio Tourinho, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Cerca de 120 profissionais em diversas especialidades, entre militares e voluntários estão envolvidos na ação. A estrutura que foi montada para o atendimento à população envolve 12 barracas. “A Marinha do Brasil enxerga como uma grande oportunidade trazer a Ação Cívico Social para Passé, em parceria com a Braskem e a Prefeitura de Candeias, por vermos a carência da população desta localidade. É um dever da Marinha do Brasil proteger nossa pátria e uma dessas proteções é também promover a saúde e o bem-estar da sociedade”, garantiu o Almirante Almir Garnier Santos, Comandante do 2º Distrito Naval.

A ACISO também conta com a participação da Colônia de Pescadores e Agricultores Z-54 de Candeias, NUDEC IMC – Núcleo de Defesa Comunitária de Ilha de Maré e Continente, além da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Instituto de Identificação Pedro Mello e Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). “Essa é uma comunidade à beira da maré, que realmente é muito carente por isso apoiamos essa iniciativa que é muito importante para contribuição social da cidade”, ressalta Dr. Pitágoras, prefeito de Candeias.

Curso de Pescador Profissional 

Para marcar o encerramento das atividades da Ação Cívico-Social, será realizada no próximo sábado (19), a cerimônia de formatura dos 28 moradores de Passé que concluíram o curso de Pescador profissional POP, promovido pela Braskem e Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), com associados da Colônia de Pescadores Z-54 de Passé. O curso, que começou no último dia 8/08, é destinado aos associados da Colônia de Pescadores Z-54 de Passé, e acontece das 8h às 17h, com carga horária total de 82 horas. Os assuntos abordados são: marinharia, Legislação Marítima e Ambiental, Segurança do Trabalho, Primeiros Socorros, Combate ao incêndio, Motores, Sobrevivência do Náufrago, entre outros. O apoio à qualificação dos pescadores da região é uma das ações do Programa Maré Boa, promovido pela Braskem nas comunidades do entorno do Porto de Aratu.