Candeias: Polícia Federal realiza buscas na Secretaria de Saúde, UPA e Hospital Ouro Negro

A Policia Federal (PF) realizam nesta sexta-feira (22) uma operação na cidade de Candeias e São Francisco do Conde, cumprindo mandados de buscas e apreensão na Secretaria de Saúde, no Hospital Ouro Negro, Multiclinica Luiz Viana Filho e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo informações, agentes da PF também estão na Prefeitura e na casa do prefeito afastado, Sargento Francisco (PSD).

A ação faz parte das investigações do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) e da Controladoria Geral da União (CGU) que aponta irregularidades no contrato do Centro Médico Aracaju, empresa que administra o Hospital Municipal Ouro Negro.

De acordo com a PF, buscas estão sendo realizadas no Hospital Docente Célia Almeida Lima, no município de São Francisco do Conde.

Por conta da operação, o atendimento da multiclinica foi suspenso.

Afastamento

A Justiça Federal determinou  o afastamento por 180 dias, do prefeito de Candeias, Sargento Francisco (PSD). No lugar do prefeito, assume o vice Jorge Luiz Tavares (PSD). A decisão do juiz Avio Mozar José Ferraz de Novaes, publicada na última sexta-feira (15), determinou também o afastamento da secretária Municipal de Saúde, Lindinalva Freitas.

A ação movida pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) aponta irregularidades no contrato do Centro Médico Aracaju, empresa que administra o Hospital Municipal Ouro Negro. Além do afastamento do cargo, foi solicitado o bloqueio dos bens dos réus no processo: Sargento Francisco (PSD), da ex-secretária de Saúde, Iolanda Almeida, Maria Eugênia Barreto, Gustavo Silva de Araújo Góes e do Centro Médico Aracaju no montante de R$ 10.030.771,02 sendo esse valor correspondente ao valor do dano ao erário referente a R$ 3.343.590,34 mais multa de duas vezes o valor do dano.