Candeias: Prefeito se reúne novamente com ministro para solicitar recursos para o município

O prefeito Sargento Francisco se reúne na manhã desta quinta-feira (7), com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi para solicitar mais uma vez o apoio da pasta ao município atingido pela forte chuva que assolou a capital e Região Metropolitana no mês de abril. De acordo com o prefeito, os recursos serão destinados para recuperação das áreas danificadas e execução de obras de contenção nas áreas de risco. A expectativa é de seja liberado cerca R$ 150 milhões pelo Ministério. A situação emergencial do município foi apresentada pelo governador Rui Costa e pelo prefeito Sargento Francisco em audiência realizado no dia 15 de abril.  Na tarde de ontem (6), o prefeito participou de uma audiência com o senador Otto Alencar (PSD) para pedir apoio do parlamentar junto ao ministério na liberação de recursos.

Apesar do município ainda não ter recebido nenhum recurso federal, a Prefeitura de Candeias baixou o Decreto nº 18/2015 no dia 15 de abril, que estabeleceu a concessão de auxílio emergencial destinado para os desabrigados e desalojados em decorrência da recente chuva. As famílias afetadas já começaram a receber o benefício no valor de R$ 250,00 que será pago por três meses.

No dia 12 de abril, a Prefeitura decretou situação de emergência na cidade. O governador Rui Costa reconheceu os danos e decretou a mesma situação para as cidades de Candeias e Santo Amaro da Purificação. Mais de 300 casas foram afetadas de forma direta ou indireta por deslizamentos de terra. Devido ao elevado número e à topografia acidentada da cidade, a Defesa Civil está trabalhando em regime de plantão para prevenir tragédias e auxiliar nos casos de acidentes e incidentes.

Foto: Ascom/Ministério da Integração