Caravana leva serviços de cidadania a São Sebastião do Passé

Foto: GOVBA

O município de São Sebastião do Passé, na região metropolitana de Salvador, recebeu a 5ª edição da Caravana da Justiça Social nesta sexta-feira (21). A ação, que integra o programa estadual Pacto pela Vida, promoveu um conjunto de ações e atividades gratuitas, como emissão da segunda via de RG, CPF, certidão de nascimento e casamento, além de serviços nas áreas de assistência social, segurança alimentar, saúde, justiça, direitos humanos, acessibilidade, cidadania e protagonismo juvenil.

De acordo com secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, a caravana tem como objetivo levar mais cidadania para a população em áreas de vulnerabilidade social. “Temos um processo cuidadoso de analisar a situação de cada local e oferecer alternativas. Por isso, temos um cronograma definido até o fim do ano. O critério é baseado em indicadores sociais para que a gente possa se aproximar dos cidadãos que mais precisam”.

A comerciante Marcia Teles aprovou a ação em São Sebastião do Passé. “É muito importante para a população. Já tem bastante tempo que eu queria fazer uma carteira de identidade nova, porque a minha já está bem gasta. Estava até planejando uma viagem a Salvador para fazer o documento novo, quando fiquei sabendo dessa caravana. Foi muito bom, acordei cedinho e peguei minha ficha e pronto. Foi rápido e fácil”, comemora.

Outros serviços

Na caravana, pessoas com deficiência física puderam emitir o Passe Livre Intermunicipal, que assegura gratuidade em todo o sistema de transporte coletivo intermunicipal. Jovens também receberam orientações para emissão da Identidade Jovem (ID Jovem), que dá direito à gratuidade no transporte interestadual e à meia-entrada em eventos culturais e esportivos para quem tem de 15 a 29 anos, inscrito no CadÚnico e de família com renda mensal de até dois salários mínimos.

Foram oferecidos ainda assistência jurídica, atendimento ao consumidor com o Procon, orientações ao público LGBT sobre retificação de prenome para travestis e transexuais, exames de paternidade e avaliação nutricional.  A programação incluiu atividades culturais e de lazer, oficinas de pintura e reciclagem, contação de histórias, palestras e rodas de conversa. A próxima cidade a receber a iniciativa será Entre Rios.