Concurso de quadrilhas juninas leva milhares de pessoas a Periperi

Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

Concurso de Quadrilhas

Cerca de dez mil pessoas assistiram às apresentações do X Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia, realizado com apoio do Governo do Estado, na Praça da Revolução, no bairro de Periperi, em Salvador. O concurso teve início na quinta-feira (15) e e encerrou nesse domingo (17). Ao todo, participaram 40 quadrilhas juninas, de 36 municípios baianos.

A grande vencedora desta edição foi a Capelinha do Forró, da capital (bairro Capelinha), que obteve melhor pontuação em itens como casamento na roça, figurino e marcador, e vai disputar o Nordestão de Quadrilhas Juninas. Os segundo e terceiro lugares também ficaram com grupos de Salvador: Forró do ABC (Curuzu-Liberdade) e Imperatriz do Forró (Itacaranha).

Para o diretor da Capelinha do Forró, Augusto Reis, a vitória foi muito gratificante. Ele explica que a apresentação não é montada de uma hora para outra. “É o resultado de anos de trabalho, porque, quando termina o São João, a gente já começa a programar o ano seguinte. O São João é a festa que mais gostamos, onde podemos brincar e mostrar a nossa cultura. Por isso, representar a Bahia mais uma vez lá fora é muito gratificante”.

Segundo o presidente da Federação Baiana de Quadrilhas Juninas, Carlos Brito, a competição envolveu cerca de cinco mil pessoas. “Esse evento movimenta a comunidade aqui de Periperi, de outras regiões de Salvador e também de outras cidades. Tivemos um público de quase dez mil pessoas nos quatro dias de concurso”.

O presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, explica que o Concurso de Quadrilhas é só uma etapa do São João da Bahia. “Semana que vem, começa a festa de São João, tanto no Pelourinho como aqui em Paripe. Há dois anos, esse concurso era na praça municipal, mas nada mais adequado do que trazer para o bairro onde as quadrilhas juninas estão sediadas, onde há essa tradição”, afirmou.