Confira as cidades da BA onde os Correios vão encerrar serviços do Banco Postal

Com informações do G1 Bahia ( Foto: Reprodução)

0

Os serviços prestados pelo Banco Postal nas agências dos Correios na Bahia serão encerrados a partir da próxima quarta-feira (11), conforme anunciado pela empresa. Em todo o estado, o serviço será suspenso em 440 unidades. 

As agências dos Correios não serão fechadas, apenas o serviço de correspondente bancário será descontinuado. Os demais serviços dos Correios continuarão a ser prestados normalmente nas unidades, segundo a empresa.

Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa dos Correios, os altos custos de manutenção e segurança tornam “inviáveis” os serviços do Banco Postal. Em todo o Brasil, os serviços deixarão de ser prestados em 1.827 agências da estatal em 12 estados.

Segundo os Correios, Bahia e Paraná serão os estados com o maior número de encerramentos.

O Banco Postal é uma parceria com o Banco do Brasil que se vale da rede de atendimento dos Correios para a intermediação de serviços bancários básicos. Em vários municípios chega a ser a única opção de acesso bancário. Atualmente, o serviço é oferecidos em 440 unidades dos Correios na Bahia e 6.500 agências dos Correios em todo o país.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que o fechamento das agências do Banco Postal irá afetar um total de 137.962 benefícios de aposentados e pensionistas, cujo pagamentos terão que migrar para outras agências bancárias. Desse total, 1.231 benefícios terão que ser transferidos para outros municípios.

Crise

Os Correios enfrentam uma severa crise econômica. Nos últimos dois anos, os Correios apresentaram prejuízos que somam, aproximadamente, R$ 4 bilhões. Desse total, 65% correspondem a despesas de pessoal.

Em 2016, os Correios anunciaram um Programa de Demissão Incentivada (PDI) e pretendia atingir a meta de 8 mil servidores, mas apenas 5,5 mil aderiram ao programa.

Os Correios anunciaram em março o fechamento de 250 agências, apenas em municípios com mais de 50 mil habitantes, além de uma série de medidas de redução de custos e de reestruturação da folha de pagamentos.

Em abril, o presidente dos Correios, Guilherme Campos, afirmou que a demissão de servidores concursados vinha sendo estudada. Segundo ele, os Correios não têm condições de continuar arcando com sua atual folha de pagamento e contratou um estudo para calcular quantos servidores teriam que ser demitidos para que o gasto com a folha fosse ajustado.

A estatal alega ainda que o custeio do plano de saúde dos funcionários é responsável pela maior parte do déficit da empresa registrado nos últimos anos. Hoje a estatal arca com 93% dos custos dos planos de saúde e os funcionários, com 7%.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, admitiu que existe a possibilidade de privatizar os Correios, mas afirmou que ainda “não há uma decisão tomada”, já que “isso é uma coisa que tem que ser tratada com muito cuidado”.

Regional Salvador

Aeroporto Dep. Luis Eduardo Magalhães, Amaralina, Associação Baiana de Imprensa, Base Naval de Aratu, Brotas, Cabula, Cajazeiras, Calçada, Campo Grande, Central Salvador, Centro Administrativo, Cidadela, Estrada da Liberdade, Fórum Ruy Barbosa, Itapuã, Itinga, Mata Escura, Paripe, Periperi, Pituba, Rio Vermelho, São Caetano, Shopping Paralela, Sumaré, Terminal de Cargas Aéreas de Salvador, Terminal Rodoviário, Tribunal Regional do Trabalho, Universidade Federal da Bahia, Praia do Forte, Salinas da Margarida, Itaparica e Vera Cruz.

Regional Feira de Santana

Acajutiba, Amélia Rodrigues, Anguera, Aporá, Araçás, Aramari, Barrocas, Biritinga, Camaçari, Candeal, Candeias, Capuchinhos (FSA), Cardeal da Silva, Catu, Cipó, Conceição do Jacuípe, Conde, Coração de Maria, Crisópolis, Dias d’Ávila, Entre Rios, Esplanada, Feira de Santana, Ichú, Iguatemi Feira, Inhambupe, Itapicuru, Jandaíra, Lamarão, Mata de São João, Nova Fátima, Nova Soure, Olindina, Pé de Serra, Pedrão, Pojuca, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Amparo, Rio Real, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Amaro, São Francisco do conde, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Saúbara, Serrinha, Simões Filho, Tanquinho, Teodoro Sampaio, Teofilândia, Terra Nova e Tomba (FSA).

Comentários

comentários