Horário de verão altera serviços, mesmo sem adesão

0

A partir da 0h deste domingo (19) os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar seus relógios em uma hora. A edição 2014/2015 do horário brasileiro de verão terá uma semana a mais, para não coincidir com o carnaval, e terminará no dia 22 de fevereiro do ano que vem.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, mesmo com uma duração maior, a medida deverá resultar em uma economia menor do que no ano passado. A estimativa é que sejam poupados R$ 278 milhões com geração de energia térmica. Na edição anterior a economia foi R$ 405 milhões.

O valor é menor devido à escassez de chuvas que elevou o uso da energia gerada pelas usinas térmicas. A estimativa é reduzir 4,5% na demanda de energia no horário de pico, entre as 18h e as 21h, o que representa 2.595 megawatts.

A Bahia, mais uma vez, não participará do horário de Verão, mas alguns serviços no estado que seguem o horário de Brasília serão alterados a partir de segunda-feira. Os bancos funcionam em horário normal na capital e RMS, mas em horário recuado no interior.

Novos horários

Bancos

A partir de segunda-feira, agências do interior do estado vão funcionar das 9h às 15h; na capital e Região Metropolitana, horário normal, das 10h às 16h.

Lotéricas

Jogos em dia de sorteio serão recebidos até 18h — uma hora antes.

Correios

Unidades funcionam em horário normal, das 9h às 17h. Mas envio por Sedex será encerrado mais cedo. Na Pituba, por exemplo, o Sedex terá seu horário de funcionamento alterado de 19h para 18h.

Fonte: Correio e Agência Brasil

Comentários

comentários