M. de Deus: Secretaria de Saúde faz mutirão de combate a dengue e chikungunya

A Secretaria de Saúde de Madre de Deus (Sesau) iniciou essa semana um mutirão de combate a dengue e a febre chikungunya. De acordo com a Secretaria, apesar do município não apresentar índice de infestação das doenças, a ação tem o objetivo de evitar a contaminação de moradores e turistas durante o verão, época que atrai milhares de pessoas ao município.

A equipe de agente de endemias visitam as residências e locais públicos para verificar focos de contaminação e orientam moradores e turistas para evitar deixar água parada em recipientes sem tampa e caixas d’águas.

A ação é realizada também nos locais onde acontece o Festival Madre Verão 2015, na Área de Lazer, e o Pôr do Som, no Alto da Matriz. Nos locais, foram feitos dedetização para evitar a contaminação do público durante os eventos. No local onde será realizado o luau, no dia 07 de fevereiro será utilizado um carro com fumacê.

Chikungunya

A Febre Chikungunya é uma doença que se assemelha a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. Os sintomas são parecidos com os da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. A diferença da febre chikungunya está no seu ataque as articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.