Na Bahia, Meirelles defende reforma da Previdência e redução da burocracia

    Com informações do Correio/ Foto: Reprodução TV - Bahia

    O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o o governo federal pode não conseguir, no futuro, não pagar aposentadorias caso a reforma da Previdência não seja aprovada. Em palestra realizada durante o IV Fórum de Economia Baiana, na Casa do Comércio, Meirelles disse que o Brasil corre o risco de passar por situação como a da Grécia, onde o valor das aposentadorias já foi cortado 14 vezes.

    Ele defendeu a adoção de medidas para reduzir a burocracia para atrair investimentos e potencializar a geração de empregos e renda. Segundo ele, as empresas demoraram, em media, 2.600 horas por ano somente em processo de pagamento de impostos preenchendo papéis. Além disso, são 101 dias em média para abrir uma empresa entre os pedidos de licenças.

    “Queremos reduzir para 10 dias e, mais à frente, para três dias, que é a média do melhor padrão mundial”, afirmou. Ele também ressaltou que a reforma trabalhista, que entrou em vigor recentemente, vai reduzir o desemprego. “A Alemanha fez uma reforma ampla em 2004 e reduziu o desemprego de quase 12% para menos de 4%”, disse.

    O ministro ainda afirmou que as medidas adotadas pelo governo federal já estão proporcionando a retomada do crescimento com a queda da inflação e da taxa de juros.