Quase 20 mil multas foram aplicadas em 2017 por uso de celular ao volante

Com informações do G1 Bahia ( Foto: Reprodução)

No primeiro semestre de 2017, 18.948 multas foram aplicadas em Salvador por uso de celular ao volante, segundo dados divulgados nesta terça-feira (8) pela Superitendência Municipal de Trânsito (Transalvador). O número é 18% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando houve 16.046 notificações a motoristas.

Falar no celular quando se está dirigindo é infração considerada média. A multa é de R$ 130,16. Já manusear o celular, sem que ele esteja no ouvido, mesmo quando se está parado no semâforo, é considerada infração gravíssima e a multa é de R$ 293,47.

De janeiro a junho desse ano, foram 8.877 notificações a motoristas flagrados falando ao celular e outras 10.071 notificações pelo manuseio do aparelho durante a direção. O condutor flagrado três vezes manuseando o celular no período de 12 meses pode ainda perder a carteira.

“Isso faz com que, hoje, o número de autuações aumente, porque já está enquadrado esse perfil de pessoas que estão manuseando justamente no texto legal. Quando você está digitando, você baixa a cabeça e, desta forma, compromete, a atenção e a visualização de qualquer objeto que esteja a frente do veículo”, destaca o especialista em trânsito Genésio Luigi.

A unica forma permitida pelo Código Nacional de Trânsito para atender o celular quando se está no volante é por meio do viva voz acomplado ao carro, que funciona através do bluetooth. Isso porque o condutor pode atender a ligação sem ficar com o celular nas mãos.

Os condutores que não têm esse dispositivo para atender às ligações devem estacionar o carro e permanecer parados até concluir o contato telefônico.