Aneel inicia campanha para uso racional de energia elétrica

0

Iniciativa começa dias antes de o horário de verão entrar em vigor, no próximo domingo (15). Em outubro, a bandeira vermelha, a mais cara, vai obrigar consumidor a pagar R$ 3,50 por 100 KW hora

Com a intenção de incentivar o uso consciente de energia elétrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) lançou, na quarta-feira (11), uma campanha de conscientização quanto ao uso da energia. Ela começa quatro dias antes de o horário de verão entrar em vigor. Prática criada em 1985, ele terá inicio a 0h deste domingo (15).

Usar a energia de forma racional é um tema relevante para a preservação dos recursos nacionais e a capacidade de renovação do planeta. “Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender às necessidades de água, energia e alimentos da população mundial”, afirmou a agência reguladora, em uma publicação em seu site.

Diante desse alerta, a Aneel produziu materiais com dicas de consumo para evitar o desperdício de energia elétrica. As recomendações vão desde o aproveitamento da luz solar quanto ao desligamento de aparelhos eletrônicos na hora de dormir. A campanha pode ser acessada por meio da página da agência no Facebook e no Twitter.

Relógios

A partir de domingo, os relógios deverão ser adiantados em uma hora para aproveitar o uso da luz natural. Válida até o dia 18 de fevereiro, a norma vale para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Comments

comments