Padre Fábio de Melo se desculpa por discurso que critica macumba

Por meio de uma nota no site oficial, o padre Fábio de Melo se desculpou, na quinta-feira (10), sobre um vídeo que circulou na internet esta semana em que ele aparece fazendo declarações e piadas sobre religiões de matrizes africanas.

O vídeo veio à tona só agora, mas o discurso foi feito durante a Festa da Divina Misericórdia, em Cachoeira Paulista (SP), em 8 de abril, e a cerimônia foi transmitida pelo canal de TV, Canção Nova.

Em um momento da missa, Fábio de Melo diz, em tom sarcástico: “Você treme toda quando vê uma galinha preta na porta de casa.” Depois, mais sério, o padre alega que quem tem medo do “mal” que o animal pode fazer, não conhece a força de Cristo. “Com todo respeito a quem faz macumba, pode fazer, pode deixar na porta da minha casa, se tiver fresco a gente até come”, finaliza, arrancando risada dos fiéis.

Por causa do teor das declarações, algumas pessoas se indignaram e questionaram o padre. Com isso, o babalaô Ivanir dos Santos, que integra a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro, notificou o padre Fábio de Melo e pediu pela retirada do vídeo de circulação.

Com a repercussão negativa, Fábio de Melo pediu desculpas a quem se ofendeu e afirmou que o Candomblé fez parte de sua origem. “Sempre manifestei publicamente o meu respeito a todas as religiões. Nunca quis ofender ou desmerecer quem quer que seja. Apenas expressei, durante uma celebração cristã, convicções cristãs”, disse.

O padre ainda afirmou que fez contato com o babalorixá Ivanir dos Santos, que afirmou ter sido “extremamente gentil” com ele. “Nosso desejo é esclarecer que tolerância religiosa não significa abrir mão do que cremos ou não cremos, mas conviver harmoniosamente, colaborando na construção de um mundo melhor”, concluiu.

Comments

comments