Riachão do Jacuípe: Vigilância Sanitária reforça fiscalização contra venda de leite clandestino

O Veterinário da Vigilância Sanitária Felipe Lopes

A prefeitura de Riachão do Jacuípe, através da  Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, vem constantemente investigando sobre a qualidade do leite vendido no município para que o liquido não circule sem os devidos selos que garantem sua qualidade e aprovação para consumo. 

Em entrevista à radio Baiana FM, o veterinário da Vigilância Sanitária Felipe Lopes disse que a ação foi uma solicitada pelo Ministério Público devido a um crescente aumento da venda de leite clandestino na sede do município nos últimos dois anos, o órgão chegou a este resultado, através do rastreando de alguns comerciantes que estavam vendendo clandestinamente leite.Segundo o veterinário, durante este período,  os setores competentes não deixaram de fiscalizar o leite comercializado sem a devida inspeção sanitária: havia o rastreamento dos comerciantes que vendiam o produto cladestinamente. Felipe ressalta que o leite vendido irregularmente de porta em porta pelos chamando “canequeiros” pode estar contaminado, sendo um veiculo para  inúmeras doenças.   O veterinário explicou que os insetos mordem os animais e transmitem a patologia, que, em alguns casos, se manifestam até um ano após o animal ter sido infectado. Dentro desse período de incubação da larva, tanto o leite poderá ser recolhido para comercialização humana, assim como o leite, de saquinho, pasteurizado a choque térmico. O veterinário ressalta que, além das sequelas, a doença também pode levar o homem a óbito.

Ações educativas

Foram intensificadas junto com as associações dos produtores rurais de Riachão do Jacuípe ações educativas no campo a exemplo de como tratar um animal, realizar a ordenha, como produzir um leite de qualidade, mas somente este cuidado não garante que o leite não vá transmitir doenças, pois, durante a manipulação dos vasilhames em que o produto é inserido pode haver uma contaminação.

E exigência é que o leite seja beneficiado já que tem laticínios próximos regularizados e aprovados com certificados pela Agencia de Defesa Agropecuária, portanto, não há mais justificativa para a existência de leite clandestino.

Comments

comments