São F. do Conde: Ordem de serviço para construção do Autódromo é assinada

Foi assinada na manhã desta terça-feira (17), a ordem de serviço que autoriza o início da primeira etapa das obras de construção do Autódromo Internacional da Bahia, em São Francisco do Conde. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades civis, entre eles, o prefeito Evandro Almeida, da presidente da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB),  Selma Moraes, e do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes. O novo circuito terá 1.246m de comprimento por 10m de largura, além de incluir boxes, arquibancadas, guarita e torre de cronômetro. A expectativa é de que o local atenda as exigências da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). “Isso vai dar um potencial turístico muito grande ao nosso município. Vamos gerar muitos empregos e aumentar a renda dos nossos munícipes com essa grande obra”, ressaltou o prefeito Evandro Almeida, em entrevista ao programa Baiana Livre, desta terça-feira.

Nessa primeira fase das obras serão construídos o Circuito de Velocidade na Terra, o Kartódromo Internacional e a Pista de Arrancada. Os trabalhos começarão pelo Circuito de Velocidade na Terra, que vai utilizar cerca de 140 mil metros quadrados de área, dos 800 mil que a Prefeitura de São Francisco do Conde doou à FAB. A primeira fase do projeto engloba, ainda, a construção do Kartódromo Internacional da Bahia, que substituirá o antigo Kartódromo Ayrton Senna, de Lauro de Freitas. De acordo com a Secretaria Estadual do Trabalho e Esporte (Setre), o projeto está orçado em R$ 3 milhões.

“Nós temos aqui o início da construção de um equipamento de grande importância não apenas para a cidade de São Francisco do Conde, mas também para a região, para o estado e para o país […] Isso vai propiciar a realização de grande eventos, depois desse equipamentos construídos. Teremos condições de receber a Fórmula Indy, Stock Car e várias outras modalidades, promovendo o aquecimento da nossa economia, gerando emprego e renda ”, disse o secretário Álvaro Gomes.

 A Pista de Arrancada, que será construída ao lado do complexo de Velocidade na Terra, terá a dimensão oficial para abrigar as competições estaduais e nacionais dessa importante modalidade esportiva. A previsão é que nos próximos dias 01, 02 e 03 de maio aconteça o primeiro evento no circuito de Velocidade na Terra, mas envolvendo os diversos clubes de automobilismo com suas diferentes modalidades esportivas.