Senadora pede saída de Temer e solicita novas eleições

Após o episódio que sacudiu a política brasileira diante da revelação do áudio em que o presidente Michel Temer teria dado aval para comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, a senadora Lídice da Mata (PSB) se manifestou em entrevista ao programa Baiana Livre desta terça-feira (23), em defesa de eleições diretas no país e pediu reorganização da República.

“Este é o único caminho para reorganizar a Nação e buscarmos um futuro grandioso que o povo brasileiro merece”, disse a senadora. A parlamentar baiana lembrou que a crise, agora, atinge diretamente o presidente Michel Temer, que “perdeu apoio e cujas suspeitas recaem sobre sua honestidade, seriedade e espírito republicano “.

Para Lídice, a crise teve origem no processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). “Naquele período já falávamos que o impedimento traria graves consequências para a Nação brasileira, porque se estava quebrando um princípio constitucional. Vivemos àquela época uma pressão imensa dos que desejavam tirar a Presidenta Dilma do governo para caracterizar sua saída por crime de responsabilidade por pedaladas fiscais. E o que estamos vendo agora é o Brasil envolto numa crise sem precedentes na história política do Pais, iniciada naquele processo de impedimento”, afirmou.

Atualmente, se Temer deixar a presidência — seja por renúncia, afastamento por impeachment ou cassação por causa do processo de investigação no Tribunal Superior Eleitoral (STF) da chapa Dilma-Temer, seu sucessor deverá ser escolhido pelo Congresso Nacional através de eleições indiretas, como prevê a Constituição.