STF inicia julgamento de pedido de prisão contra Aécio Neves

    Com informações do M1 ( Foto: Divulgação)

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou na tarde desta terça-feira (20) a sessão para decidir sobre o pedido de prisão preventiva feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG).

    O colegiado é formado pelos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, além do presidente e relator do processo, Marco Aurélio. Os ministros vão julgar um recurso da PGR contra a decisão do primeiro relator do caso, ministro Edson Fachin, que recusou o pedido de prisão e concordou apenas com o afastamento de Aécio do cargo de senador.

    Na última semana, a PGR reforçou o pedido e alegou que o tucano não está cumprindo a medida cautelar de afastamento. Janot citou inclusive uma postagem do senador feita em sua página no Facebook, no dia 30 de maio, em que ele aparece em uma foto acompanhado dos senadores Tasso Jereissati (CE), Antonio Anastasia (MG), Cássio Cunha Lima (PB) e José Serra (SP), colegas de partido. “Na pauta, votações no Congresso e a agenda política”, diz a legenda da foto.