TRE-BA abre vagas para agendar recadastramento biométrico e site sai do ar

Com informações do G1 Bahia ( Foto: Reprodução)

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) liberou, nesta quinta-feira (20), vagas com hora marcada para realização do recadastramento biométrico nos postos de atendimento do órgão. No entanto, quem está em busca do serviço, durante a manhã, não consegue agendar o atendimento em nenhum local porque a página dedicada ao serviço ficou fora do ar.

De acordo com o TRE, a queda no sistema deve ter ocorrido por conta do grande número de acessos. A situação está sendo analisada por uma equipe de informática do órgão.

Nesta quinta-feira, foram colocadas à disposição 2.432 vagas para eleitores fazerem o agendamento, pela internet, e serem atendidos com hora marcada no período de 1 a 4 de agosto, na Central de Atendimento do TRE, no CAB, em Salvador.

O agendamento nas prefeituras-bairro da capital, que pode ser feito na mesma página, também foi aberto, mas, segundo o TRE, as vagas para esses locais são liberadas por cada cartório e o número varia de acordo com a logística da zona.

Os eleitores da Bahia vinham sendo orientados a entrar na página de agendamento da biometria no dia 20 de cada mês para encontrar novas vagas com hora marcada. Mas, de agora em diante, o esquema vai mudar.

Segundo o TRE, a partir da semana que vem, a cada sexta-feira, serão liberadas 3.040 vagas para agendamento, que resultarão em atendimentos marcados no período de uma semana.

O Tribunal acrescenta que esse número pode ser ampliado, de acordo com o acompanhamento feito pelo órgão, que vai ser diário. Então, podem aparecer vagas ao longo da semana, se o órgão verificar que o atendimento vem sendo mais rápido que o esperado.

Obrigatoriedade

O TRE alertou que restam apenas seis meses para o fim do prazo do recadastramento biométrico em Salvador e, até a quarta-feira (19), 1.524.915 eleitores ainda não compareceram aos cartórios para a coleta das digitais. Dos 1.943.640, somente 418.725 soteropolitanos procuraram a Justiça Eleitoral baiana para fazer a biometria. O comparecimento é obrigatório e quem não atender a convocação terá o título de eleitor cancelado.

Com o cancelamento, o eleitor ficará impedido de realizar cadastro em benefícios sociais (Bolsa Família), emitir passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, além de outras restrições.

Na sede do TRE-BA (1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 – CAB), o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h – sem a necessidade de fazer agendamento. O órgão informa que, apesar da grande procura por parte dos eleitores no período da manhã, a sede do Tribunal tem registrado movimento tranquilo a partir das 15h.

A data final para a realização do procedimento é 31 de janeiro de 2018, mas o TRE tem orientado que os eleitores compareçam aos postos de atendimento e cartórios eleitorais até o próximo dia 19 de dezembro, quando o judiciário entrará em recesso.