Candeias: Márcia Gomes toma posse como prefeita e posa para foto com vereadores

A vice-prefeita de Candeias, Márcia Gomes (PSDB), foi empossada nesta quinta-feira (9). Ela assume interinamente o Poder Executivo Municipal após o afastamento cautelar de 90 dias do então prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina (PP) por suspeita de improbidade administrativa. Em quase 12 horas de sessão, a posse foi acompanhada por vereadores.

Os vereadores de Candeias aprovaram o afastamento por 9 votos favoráveis e oito contrários para apurar denúncias de irregularidades na gestão municipal. O pedido, solicitado por um morador da cidade, foi votado em duas etapas. Segundo a Câmara de Vereadores, a ação visa investigar os atos ilícitos com transparência, sem que haja interferência política e administrativa.

Na primeira parte, os parlamentares apreciaram a denúncia e decidiram pelo recebimento de forma nominal por 9 votos favoráveis e 8 contrários.

Na segunda parte, a votação foi secreta e o afastamento foi confirmado. O vereador Diego Maia chegou a propor que a segunda votação fosse aberta, mas os parlamentares rejeitaram o pedido. O líder do governo na Câmara, Gil Soares (PP) solicitou a suspensão da votação por 10 minutos para a confecção de novas cédulas, mas o pedido não foi acatado pelos demais colegas. O vereador afirmou que o Regimento Interno da Casa, no art. 77 foi desrespeitado porque para o afastamento é necessário dois 2/3 de votos, ou seja, 12 votos.