Candeias: Desfile cívico celebra Independência do Brasil; veja fotos

    O desfile cívico que celebra o 197º aniversário da Independência do Brasil foi realizado neste sábado (7), em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador.  Este ano a festa da Independência do Brasil teve como tema: “Brasil: seu futuro espelha a nossa grandeza”, foi realizada na Central de Abastecimento.

     

    O dia festivo teve início por volta das 8h, com o hasteamento das bandeiras, na praça dr. Gualberto Dantas Fontes, com a presença do prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina. Logo após, foi realizada a revista da Tropa, no Largo do Triângulo.

     

    O desfile contou ainda com a participação do Colégio da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Policiais da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), sob o comando do Major José Luiz Ventura. Segundo a Secretaria de Educação, cerca de 10 mil pessoas participaram das comemorações cívicas.

    “Quase 10 mil desfilando pra mim foi inesquecível inaugurar um circuito novo, em um espaço que já vem se consolidandi como um espcao de festa. Estou feliz com a participação do povo candeense, crianças e idosos. A idependencia deve conquistada todos os dias na luta por educação, saúde e dignidade”, afirmou o secretário de Educação, Cássio Vinícius.

    GRITO DOS EXCLUÍDOS

    Ao final do desfile o bloco dos Mendigos tomou conta da Central de Abastecimento. O movimento fez diversas reivindicações e cobrou melhorias para o município. “Quem manda na prefeitura é o povo. Vocês são empregados do povo”, disse Chocolate, um dos organizadores do bloco.  Idealizado por estudantes do Colégio Polivalente no início dos anos 2000, o Bloco dos Mendigos é inspirado no “Grito dos Excluídos”, promovido pela Pastoral da Terra, da Igreja Católica. Logo após o desfile, o bloco seguiu para o Largo do Santo Antônio.

    Além do bloco dos mendigos, movimentos políticos municipais fizeram um protesto em apoio ao ex-presidente Lula. Vestidos de vermelho, o movimento foi organizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT).