Bolsonaro nomeia Jacques Antonio de Miranda como reitor da Ufob

Com informações do Metro 1/Foto : Cirlla Machado

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o professor Jacques Antônio de Miranda como reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Ele foi primeiro colocado da lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário no dia 18 de junho, ao receber 27 votos.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (18).

De acordo com a Ufob, Jacques é atualmente vice-reitor “Pro Tempore”. Ele é lotado no Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias (CCET), no campus de Barreiras.

O novo reitor é bacharel, mestre e doutor em Química e integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Química Pura e Aplicada (Posquipa) e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit).

Entre os anos de 2011 e 2013, ele foi diretor do antigo Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável, unidade avançada da Ufba que deu origem à Ufob.

As datas da cerimônia de posse do novo reitor, em Brasília (DF) serão divulgadas nos próximos dias.

Polêmica

A última nomeação de reitor feita pelo presidente Jair Bolsonaro para uma universidade federal baiana foi polêmica. Ele escolheu o terceiro colocado da eleição do conselho da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para o posto, o que gerou protesto da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes).

Segundo a Lei, o presidente pode nomear qualquer um dos três nomes apresentados, sem apresentar justificativa para o nome escolhido. No entanto, a escolha pelo primeiro colocado era uma tradição.