RMS: Operação da PF desarticula fraude em beneficios do INSS

    Uma operação que visa desarticular fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (18). Segundo as investigações, a organização criminosa, formado por estelionatários, atuava em diversas fraudes, como a criação de segurados fictícios para recebimento de benefícios, a falsificação de documentos, a transferência de benefícios, fraudes bancárias,

    A ação cumpre cumpridos 23 mandados judiciais, sendo 12 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, em Salvador, e na região metropolitana, em Lauro de Freitas, Camaçari e Dias D’Ávila.

    Segundo a PF, as investigações tiveram início a partir da constatação feita pela inteligência previdenciária de indícios de falsidade em diversos benefícios assistenciais solicitados em agências baianas do INSS. Os investigados utilizavam o mesmo endereço, situado no bairro da Lama Preta, município de Camaçari para realizar a fraude.

    O prejuízo estimado aos cofres púbicos supera R$4 milhões, relativos a pelo menos 100 benefícios com suspeita de fraude, números estes que, com o avançar das investigações, poderão se revelar muito superiores. Os envolvidos responderão por diversos crimes, como organização criminosa, estelionato previdenciário, uso de  documento falso, falsidade ideológica e falsificação de documento público, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 30 anos de prisão.