Rui Costa é empossado governador da Bahia

Foi empossado na manhã desta quinta-feira, 1º de janeiro de 2015, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o novo governador da Bahia Rui Costa (PT) e o vice-governador João Leão (PP). A cerimônia de posse teve início por volta das 9h, e contou com a presença dos 27 secretários de governo e os 63 deputados estaduais eleitos. Presidindo a mesa, o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo abriu a sessão, com a leitura do termo de posse.

Bastante emocionado, Rui Costa relembrou, no seu primeiro discurso,  suas origens e agradeceu o apoio e confiança do agora ex-governador Jaques Wagner, além dos familiares e aliados políticos. Dona Marilene, mãe de Rui, foi citada em vários momentos do discurso que ressaltou ainda o trabalho feito pelo governo de Wagner.  “Assumo o Governo da Bahia. Fiz e faço parte de um projeto de muitos, de uma vontade e trabalho coletivo […] A Bahia de hoje é bem diferente daquela que encontramos […] Estou aqui hoje, governador eleito daBahia, porque eu e milhares de baianos não desistimos de sonhar de lutar”, disse Rui.

Rui ressaltou ainda a importância do planejamento e que irá “ajustar as atividades  das secretarias as diretrizes estratégicas do governo e fazer com que os órgãos atuem em sintonia”. O governador reafirmou também o compromisso com os professores, profissionais da saúde e com os policiais civis e militares

Participaram da solenidade, o prefeito de Salvador, ACM Neto, do Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, da presidente do União dos Municipios da Bahia, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, do Procurador Geral de Justiça, Márcio Fahel e do senador eleito, Otto Alencar.

Na primeira entrevista coletiva como governador, Rui afirmou que vai anunciar os nomes do segundo escalão do governo, como os do comandantes da Polícia Militar e Polícia Civil, nesta sexta-feira (2). Logo após a posse do secretariado, ele viaja para Brasília para a posse de Dilma.