Covid-19 pode trazer à tona doenças silenciosas, como pressão alta

Doença causada pelo coronavírus gera descompensação no organismo que pode levar ao aparecimento de complicações que estavam 'escondidas'

Média normal de pressão arterial em adultos é de 12/8
Pixabay

 

Apesar de ter o pulmão como principal alvo, a covid-19 se mostrou uma doença sistêmica capaz de afetar diversos órgãos. Ela gera uma inflamação em todo o organismo – principalmente nos casos mais graves – que pode deixar sequelas ou trazer à tona doenças silenciosas, como a pressão alta e o diabetes.

O cardiologista Hélio Castello, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica que a covid-19 não causa essas doenças, mas pode fazer com que elas saiam de um estado latente e comecem a dar sinais de existência no organismo de quem teve. “Pode ser uma pessoa com predisposição para a hipertensão. Quando ela teve a infecção, houve uma descompensação do organismo, por causa de uma série de alterações desencadeadas pela covid-19, e o aparecimento de uma doença que estava latente”, detalha.

A pressão alta e o diabetes, inclusive, colocam os indivíduos no grupo de risco da covid-19, conforme lembra o médico.O especialista destaca ainda que a hipertensão é uma doença crônica que, de início, é discreta. Por essa razão, pode ser imperceptível. “Vai aumentando muito lentamente. Então, o organismo vai se adaptando e a pessoa não percebe”, descreve.

Leia também: É possível distinguir reinfecção de permanência do vírus no corpo?

Em um adulto, a média normal de pressão arterial é de 120 mmHG milímetros de mercúrio para sístole (contração do coração) e de 80 mmHG para diástole (relaxamento do coração). “Quanto mais jovem [a pessoa], mais baixa tende a ser a pressão. A partir dos 40 anos de idade uma pressão de 13/9, normalmente considerada alta, é aceitável”, afirma Castello.

De acordo com ele, ter familiares hipertensos, em especial pessoas próximas – como mãe, pai e irmãos – é o fator de risco mais importante para a doença. Por isso, é preciso ter atenção redobrada aos primeiros sintomas, que incluem dor de cabeça, perda de fôlego, cansaço, inchaço discreto nas pernas, visão embaçada e muita vontade de urinar, principalmente à noite.

 

Fonte:R7