Secretário de Educação do Rio é preso por supostos desvios em contratos

Foto:Divulgação

O secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes, foi preso, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 11, durante a deflagração da segunda fase da Operação Catarata, que investiga supostos desvios em contratos de assistência social no Governo do Estado e na Prefeitura do Rio.

Ele foi preso em sua casa, na Barra da Tijuca, e apresentou exame com o resultado positivo para a Covid-19 (novo coronavírus). Por este motivo, vai cumprir prisão preventiva domiciliar.

De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e a Polícia Civil, o esquema pode ter desviado R$ 30 milhões dos cofres públicos. Segundo o MP, Fernandes foi preso por ações durante sua gestão na Secretaria Estadual de Tecnologia e Desenvolvimento Social nos governos de Sérgio Cabral e de Luiz Fernando Pezão, ou seja, antes de assumir a Educação a convite de Wilson Witzel.

A Fundação Estadual Leão XIII, alvo da investigação, era vinculada à secretaria de Pedro. A defesa dele só informou que ainda não teve acesso aos autos e, por isso, não iria se manifestar. Outras três pessoas foram presas. A ex-deputada federal e ex-secretária Cristiane Brasil, filha do também ex-deputado federal Roberto Jefferson, é procurada.

Fonte:ATarde