Prefeitura de Salvador anuncia ‘esforço’ para zerar fila de consultas e exames até dezembro

Foto:Reprodução

O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou nesta segunda-feira, 28, uma espécie de mutirão para conseguir zerar a fila de consultas e exames até o mês de dezembro – prazo que coincide com o final da gestão do prefeito.

A demanda deverá ser absorvida por meio de chamada pública de caráter temporário e exclusivo, com regime diferenciado de prestação de serviço que inclui finais de semana e atendimento noturno.

O prefeito afirmou que deverão ser realizados 280 mil procedimentos em 90 dias.

De acordo com o gestor, os procedimentos serão realizados por clínicas que já prestam serviços para a prefeitura e por outras que a administração vai contratar para reforçar a rede municipal.

“Será uma grande oferta de consultas e exames por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que identificou, através de sistemas de informações oficiais, as demandas mais prementes do cidadão que busca atendimento nas unidades da prefeitura”, afirmou.

No total, deverão ser oferecidas 156,1 mil consultas em 41 especialidades, além de 117,1 mil exames de média complexidade em 20 especialidades e 6,9 mil de alta complexidade em 30 especialidades.

A iniciativa, chamada pela prefeitura de “esforço”, custará R$ 6 milhões aos cofres municipais.

Entre as especialidades oferecidas para adultos, estão mais de 18 mil consultas oftalmológicas, 15.367 cardiológicas, 15.023 com otorrinolaringologista, 11.885 com neurologista e 11.116 com urologista. Já as Crianças terão atendimento para cardiologia, neurologia, cirurgia pediátrica, ortopedia e traumatologia.

A prefeitura também vai ofertar exames como ultrassom transvaginal, ultrassom mamária bilateral, abdômen total, mapa (exame de pressão arterial), endoscopia, ecocardiogramas, para articulações e tireoide.

Fonte:ATarde