Salvador ganha novas cores com grafite na Barra

Foto: Política Bahia/Tat Macedo

O grafite, a arte que pode ser vista em ambientes externos, é bem popular em muitos países em diversos continentes do mundo. No Brasil, esta arte começou a dar seus primeiros passos a partir da década de 1970, especialmente, na região Sudeste. Na Bahia, atualmente, quem passa pela região da Barra pode identificar os rostos de alguns dos principais artistas de sucesso no estado em muros e paredes no bairro.

Detalhe, que a obra ainda encontra-se em construção, então mais belezas vêm por aí e muitos outros artistas serão homenageados!!!


O realismo aos detalhes de cada grafite é um dos principais destaques das obras de arte ao ar livre. Os entusiastas deste segmento artístico consideram um grande marco para a arte na capital baiana, mesmo em plena pandemia. Os desafios ainda são muitos, pois o grafite ainda não caiu na “graça” de instituições públicas para alavancar a arte, ou seja, em geral não existem incentivos governamentais para os artistas que desenvolvem a arte.

Mesmo com todos os obstáculos, a arte se faz presente em cada trecho e espaço que é permitido dar uma nova cor e cara de arte de rua com status de grande obra de arte ao ar livre. Para os interessados em saber um pouco mais sobre os grafites exemplificados nesta matéria é possível acessar o perfil desses grandes artistas, e conhecer todos os trabalhos que a turma vem desenvolvendo.

Redes sociais: @mirandagrafitte, @andersongrafiteoficial, @fogestreetart, @maestro_grafite e @eduardobaiaartes.

Vale ressaltar que parte dos grafites já foram concluídos, o que deixa a cidade com aquela linda cara de carnaval de Salvador e outra parte segue em desenvolvimento próximo a um dos grandes cartões postais da Bahia, o Cristo da Barra. Então quem tiver curiosidade pode se presentear com belíssimos desenhos destes artistas citados anteriormente. Não esqueça de tirar uma selfie e compartilhar em suas mídias sociais, com certeza isso ajuda a fortalecer o trabalho dos grafiteiros!!!

História – O grafite é uma manifestação artística em espaços públicos. O conceito mais preciso destaca a arte como um tipo de inscrição feita em paredes. Seu aparecimento na contemporaneidade se deu na década de 1970, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

O grafite está ligado, diretamente, ao Hip-Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro.

Fonte: Política Bahia/ Tat Macedo