Decisão sobre volta às aulas presenciais e público nos estádios deve ser divulgada nesta quinta, diz Rui Costa

O governador Rui Costa (PT) afirmou, durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quarta-feira (6), que uma decisão sobre a volta às aulas 100% presenciais na Bahia e retorno do público aos estádios deve ser anunciada nesta quinta-feira (7), após reunião com a Secretaria estadual da Saúde.

“Os números de internados estão caindo e os de contaminados estão estáveis. Nosso desejo é que o número de contaminados estivessem caindo também”, disse o governador. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos UTI adulto na Bahia registra 26% de ocupação, o que significa que 185 pessoas estão internadas. Há 2.506 pessoas com a doença ativa no Estado.

Na semana passada, o governador suspendeu o retorno planejado das aulas 100% presenciais por causa do aumento de casos ativos de covid-19. “Os números vinham caindo. Caíram até dois mil casos diários. Eu já tinha acionado a Secretaria da Educação para iniciar, em outubro, as aulas 100% presenciais. Mas infelizmente, para nossa surpresa e tristeza, os números subiram bastante”, disse, à época.

Rui Costa se reuniu no dia 29 de setembro com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), para discutir a volta do público aos estádios. Os dois concordaram com o retorno do público nesta semana de outubro, se os números da pandemia continuarem a cair no Estado.

Durante a transmissão ao vivo, o governador voltou a afirmar que só terá acesso ao estádio num eventual retorno do público o torcedor que estiver vacinado com as duas doses da vacina contra covid-19.