Candeias: Prédio que abrigava o INSS está abandonado no Malembá

Lixo, mato e infiltrações. Essa é a atual situação do prédio da Previdência Social, localizado na Rua Teotônio Vilela, no bairro do Malembá, em Candeias. A equipe da Rádio Baiana FM fez uma visita no local na manhã desta terça-feira (6) e verificou de perto o estado de abandono do prédio que atendia mais de 100 pessoas por dia.

Interditado há mais de dois anos por conta de um incêndio que destruiu parte da estrutura, os moradores de Candeias e municípios próximos, como Madre de Deus e São Francisco do Conde, que passaram a ser atendidos na agência da Previdência Social de São Sebastião de Passé, vivem uma verdadeira maratona para conseguir atendimento. “Será que ninguém vai tomar nenhuma providência? As pessoas têm despesas e perde tempo. Candeias poderia já ter a agência funcionando. Seria bom que as autoridades de Candeias tomassem as providências”, disse o morador de Candeias, Senhor Aleluia dos Santos, em entrevista ao repórter Jota Brito.

IMG-20150106-WA0006

Ainda não há previsão para o início da reforma do prédio e volta do atendimento. O laudo da Polícia Federal já foi entregue ao INSS que aguarda a finalização do processo de licitação para contratação da empresa responsável pelas obras. “Moro em Madre de Deus e tive que sair de casa às 5h da manhã. Encontramos muita dificuldade para chegar. Espero que consigam colocar um posto do INSS para nós”, afirmou o aposentado Guedes.

20150106_143456

Justificativa

Na última audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Vereadores para discutir a situação do posto de atendimento do INSS, em 12 de setembro de 2013, os representantes do INSS que afirmaram o engajamento do órgão para reabrir o mais rápido possível a agência.

Segundo os representantes, alguns imóveis foram visitados, mas ainda não encontraram o imóvel que se adeque as necessidades do órgão. O INSS disse também que está sendo cogitado o aluguel de um espaço no shopping que será inaugurado no município. “Desde o incêndio que o INSS tem buscado alternativas para voltar para Candeias e tenho convicção de que em breve estaremos retornando para atender os segurados do município”, ressaltou  o gerente da agência de Candeias, Lucas Veiga.

Incêndio

O prédio onde funciona o prédio da Previdência Social  no município de Candeias pegou fogo no dia 28 de outubro de 2012. Uma sala, além de armários, papéis e computadores destruídos no incêndio. Cerca de 100 pessoas eram atendidas por dia na agência, segundo informações do INSS.

Com informações de Devisson Salomão e Jota Brito/ Foto: Devisson Salomão e Jota Brito