Tinoco acusa secretário do Governo de cometer improbidade administrativa em obra do VLT; entenda

    Após a segunda tentativa de uma audiência pública com o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedur), Eures Ribeiro; o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello; e o presidente da concessionária chinesa Skyrail, Tyler Li, sobre a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio, ambas sem sucesso, o vereador Claudio Tinoco (União Brasil) afirmou que vai abrir uma denúncia contra o secretário por improbidade admnistrativa.

    “Nós fomos muito condescendentes com o secretário Eures Ribeiro. Convidamos duas vezes para participar de audiências públicas na Câmara para poder exatamente interagir com ele, com a equipe técnica, visando abrir essa caixa preta do VLT do Subúrbio, oferecendo a oportunidade dele dar transparência, trazendo as informações para a sociedade. Fomos muito educados porque a gente imagina a agenda dos secretários. Por outro lado, ele esteve essa semana no canteiro de obras e gravou vídeos mentindo para a sociedade”, disse Tinoco.

    As audiências foram solicitadas pela Câmara após o orçamento da obra aumentar de forma exorbitante. O valor do contrato para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que vai substituir os antigos trens do Subúrbio Ferroviário de Salvador foi reajustado pelo Governo do Estado.

    Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o documento assinado com a concessionária para a implantação e operação da Fase 1 do sistema foi de R$ 2,8 bilhões, quase o dobro do que havia sido divulgado, mas foi necessário um novo reajuste porque a empresa vai operar também a Fase 2. A conta está em R$ 5,2 bilhões.

    Bnews