ANVISA AUTORIZA TESTES PARA DIAGNÓSTICOS LABORATORIAIS DA VARÍOLA DOS MACACOS

Imagem: CDC/via REUTERS

A decisão é “imediata e emergencial” para os kits da unidade Bio-Manguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou na última segunda-feira (29), dois tipos de testes moleculares para identificar a varíola dos macacos, chamada também de monkeypox.

A agência ressaltou que os testes para diagnósticos laboratoriais da varíola dos macacos “ainda encontram-se em análise para aprovação de registro” e que “até o presente momento, não existe nenhum teste de diagnóstico comercial com registro aprovado na Anvisa”.

Dentre os fatores que levaram à decisão para os testes, em caráter emergencial, estão “a atual situação epidemiológica emergencial da infecção por monkeypox no Brasil”, limitação de resposta dos laboratórios, estratégias de monitoramento da doença e “o risco associado à demora diagnóstica no que se refere à propagação da doença no país”.

A autorização ocorre após solicitação conjunta da Secretaria de Vigilância em Saúde, que é do Ministério da Saúde, e do Instituto Bio-Manguinhos/Fiocruz. Em boletim atualizado nessa segunda (29), o Ministério da Saúde informou que o país registrou 4.499 casos confirmados da varíola dos macacos.

Na última sexta-feira (26), a pasta confirmou o recebimento do primeiro lote do antiviral Tecovirimat para tratar casos da varíola dos macacos no país. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que, na semana passada, o número de casos da doença caiu em 21%.

UOL NOTÍCIAS