POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA USO INDEVIDO DE DOCUMENTOS FALSOS EM EMPRESAS VINCULADAS AO MEC

Foto: Ascom / PF

Segundo a investigação, um suspeito colheu dados de funcionários por meio da área de tecnologia da informação da Ebserh.

A Operação Inexperto foi deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (11), que visa investigar a suspeita de fabricação de diplomas falsos a partir de dados de usuários de empresa vinculada ao Ministério da Educação. O Inquérito Policial tramita na Superintendência Regional da Polícia Federal em Brasília.

A Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiás, cumpre mandado de busca e apreensão para apurar possível acesso e uso indevido de dados de usuários e funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), gestora de 40 Hospitais Universitários Federais.

O início da investigação foi em 2021, a partir de comunicação feita pela própria empresa pública, que noticiou o uso de diplomas e certificados falsos, por um indivíduo, junto a empresa terceirizada. Durante a apuração foi constatado que o suspeito obteve credenciais de nível elevado de forma irregular dentro da área de Tecnologia da Informação da empresa, incluindo mais de 100 mil contas de usuários.

Os investigados podem responder pelo crime de uso de documento falso. Com o andamento das investigações, os suspeitos podem ser indiciados também por outros delitos, caso seja comprovado algum uso indevido das informações obtidas junto à EBSERH.

Bahia.ba