Cerca de 800 pessoas realizam cirurgias oftalmológicas no mutirão da prefeitura

O Mutirão Municipal de Cirurgias da Prefeitura de Candeias bateu um recorde de procedimentos oftalmológicos em dois dias. Foram 877 pessoas operadas das 1.206 que passaram por triagem na Unidade Básica de Saúde – UBS, do Condomínio Nossa Senhora das Candeias I e II, no bairro do Ouro Negro. Foram 554 cirurgias de cataratas, 238 de pterígio (carne no olho) e 85 de yag laser (limpezas de lente). As cirurgias gerais, ginecológicas como hérnia, mioma, pedra na vesícula, laqueadura e vasectomia, serão realizadas a partir do dia 11 até o dia 22 de abril, no centro cirúrgico da Clínica Biosphera.

Além dos pacientes operados, das milhares de pessoas que fizeram a triagem na UBS, e não tiveram indicação de cirurgia, tiveram garantido os exames e a consulta com especialista. Saíram com receitas médicas e toda orientação para qualquer problema apresentado. A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde – SESAU, tem o objetivo de zerar ou diminuir consideravelmente a fila de espera por cirurgias oftalmológicas e eletivas dessa natureza no município. Depois dessa diminuição reprimida por conta, especialmente, do período da pandemia, os pacientes poderão ser atendidos e realizar seus procedimentos normalmente nas unidades de saúde do município.

A Chefe de Gabinete, Soraia Cabral explica que os pacientes não terão custos relacionados às cirurgias. “Vamos arcar com a biópsia dos pacientes no pós-cirúrgico, iremos entregar as meias de compressão para os pacientes de angiologia e fazer esse acompanhamento de perto. Reiteramos que os pacientes podem contar com o prefeito Pitágoras, com a Secretaria de Saúde, com o Gabinete e demais pastas no que precisar, pois estaremos aqui para ajudar”, disse ela.

Já o secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, ressaltou a importância do mutirão e da força da tarefa feita pela gestão para promover a ação com recursos próprios. “Estou extremamente feliz pois muita gente com problemas de visão precisava desses procedimentos. O sorriso e satisfação no pós-cirurgia não tem preço. Nós, técnicos da saúde, nos realizamos desta forma: quando os serviços impactam diretamente no bem-estar das pessoas”.

Após passarem por todo o processo de triagens até esta segunda-feira (10/04), os pacientes saíram do atendimento com as cirurgias já agendadas. O procedimento não invasivo de varizes por meio de escleroterapia, para tratamento com espuma ecoguiada, também alcançou inúmeros pacientes na UBS.

Imagem: ASCOM – PMC