PROGRAMA DE ESTÁGIO ‘PARTIU ESCOLA’ FOI O TEMA DA ENTREVISTA DA RÁDIO BAIANA FM

Foto:Camila Souza/GOVBA

O estágio é uma etapa muito importante quando falamos em qualificação por meio do ensino superior. Essa particularidade nem sempre nos foi familiarizado, ou fazia parte da realidade de muitos jovens.

O Programa de Estágio do Governo da Bahia, o Partiu Estágio, já mudou a história de mais de 15.000 universitários ao longo desses 06 anos de implantação.

Para Célio Alcântara, coordenador do Programa Partiu Estágio, em entrevista ao quadro Momento do Especialista do Programa Fala Comigo da Rádio Baiana FM 89,3, na manhã desta segunda-feira, (24), depois que esse programa foi instituído em 2017, ele serviu como um marco na mudança da democratização no acesso às vagas de estágio, uma vez que esta se dava através de indicações. Hoje o acesso é unicamente via inscrição on-line e os candidatos têm que atender a alguns critérios como: ter concluído 50% do curso através de declaração emitida pela instituição de ensino e faixa etária igual ou superior a 16 anos.

Podem concorrer às 5.917 (cinco mil, novecentas e dezessete) vagas de estágio no Estado da Bahia, todo e qualquer aluno matriculado na rede de ensino superior, sendo ela federal, estadual, particular nas modalidades presencial ou EAD. Ao todo, 58 órgãos públicos e 267 municípios baiano estão aptos a receber esses estagiários, sendo a Secretaria de Educação do Estado a ofertar mais vagas, seguida da UNEB (Universidade Estadual da Bahia) e a SESAB ( Secretaria de Saúde da Bahia).

A cidade de Salvador oferta 1. 514 vagas e as outras, 4.400, estão divididas entre os 267 municípios. O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de prioridade dos critérios listados abaixo:

● Estar inscrito no CadÚnico, com renda per capta de até 1/2 (meio) salário mínimo, renda familiar máxima de 3 (três) salários mínimos;
● Ter estudado o nível médio em escolas públicas ou com bolsa integral na rede particular de ensino;
● Demais alunos.

A carga horária das atividades de estágio é de 4h diárias e 20h semanais, além de bolsa no valor de R $455,00 (quatrocentos e cinquenta e cinco reais), vale transporte, seguro de vida em nome do estagiário e 30 (trinta) dias de recesso remunerado por 1 ano de contrato. Para maiores informações acesse o edital aqui.

A inscrição no banco de estagiários, deverá ser feita até às 23h59min do dia 28/04/2023, somente via internet, no site do Programa Partiu Estágio (www.programaestagio.saeb.ba.gov.br).

Para acessar o edital: http://www.programaestagio.saeb.ba.gov.br/#/app/inscricao/login

Link da entrevista completa:

Foto: Camila/ Secom