Programa Baiana no Ar: Entrevista sobre Fibromialgia

Em entrevista ao Programa Baiana no Ar, a assistente social do município de Candeias, Elena Souza, falou sobre a 2ª Sessão Especial sobre a Fibromialgia, uma realização da Câmara de Vereadores de Candeias de proposição da Vereadora Ró Salomão.

O evento contou com a participação da gestão pública, através do Secretário de Saúde do município, conselhos municipais, especialistas de diversas áreas como: médica e jurídica.

Perguntada sobre a causa da doença, a entrevistada falou que ela é indefinida e não existe tratamento específico. A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Trata-se de uma síndrome, que está associada a outros sintomas como: fadiga, distúrbio intestinal, alteração de sono, depressão, ansiedade. Estima-se que 2% da população brasileira, é acometida pela síndrome fibromiálgica.

A fibromialgia apesar de poder afetar qualquer pessoa, ela é mais comum em mulheres a partir dos 30 a 50 anos; sendo rara no gênero masculino.

O Grupo de Apoio à Pessoa Portadora de Fibromialgia da cidade de Candeias é composto atualmente por 68 pessoas. O grupo surgiu em 2021 através de um atendimento a uma paciente.

Souza, falou sobre a Lei Municipal n° 1. 217/2019 que instituiu o Dia Municipal da Fibromialgia e garante atendimento em filas preferenciais e estacionamento para portadores da doença. No município de Candeias a data é comemorada em 12 de maio. Essa lei foi um ganho para o Grupo, que está a um passo de registar-se como Associação de Pessoas com Fibromialgia Familiares e Amigos de Candeias.