SÃO FRANCISO DO CONDE: ENTREVISTA EXCLUSIVA COM AMARILDO GUEDES SOBRE O SISTEMA DE MOBILIDADE URBANA

Novo Sistema de Transporte Público Municipal foi a pauta da entrevista do secretário municipal, Amarildo Guedes ao Programa Baiana no Ar

O Secretário de Serviço, Conservação e Ordem Pública (SESCOP), de São Francisco do Conde, Amarildo Guedes iniciou sua fala esclarecendo a mudança do ponto de embarque e desembarque de passageiros neste período de festejos juninos, que sofreu alterações de quatro dias, entre 15 e 19 de junho, sendo que o último dia não foi informado à população, o que causou transtornos aos usuários dos transportes públicos da Sede do município. Em tempo, o secretário informou que a mudança do embarque e desembarque de passageiros passará a valer a partir desta quinta-feira, 22, data em que terá inicio o Arraiá Joia do Recôncavo.

Na oportunidade, Guedes falou sobre a implantação de um sistema de mobilidade urbana que está em discussão. Esse sistema abrigará também a nova rodoviária da cidade, a requalificação das estradas do município que já estão em andamento. Outro ponto marcante da entrevista foi a implantação do Sistema de Transporte Público Municipal que foi licitado há cerca de 15 dias e será implantado em caráter experimental a partir do dia (22). O sistema contará com quatro linhas que atenderá os bairros.

Linha 01: Santo Estevão, passando por Caipe de Cima, Caípe de Baixo, ligando a Sede;
Linha 02: Porto do Ferrolho passando por Engenho de Baixo e Socorro para Sede;
Linha 03: Jabequara da Areia, Anel Viário passando por Paramirim, Monte para a Sede;
Linha 04: circular interno que passará pelos bairros de São Bento, Baixa Fria, Campinas, Santa Elisa.

Todo esse sistema de ida e volta contemplará os munícipes de forma gratuita neste período dos festejos juninos. Os ônibus terão ar condicionado e Wi-Fi. Além disso, será implantado um aplicativo que acompanha o trajeto do ônibus, facilitando assim o deslocamento dos munícipes ao ponto de ônibus no horário certo do embarque.

Ao todo, esse sistema de transporte público após a fase experimental de 90 dias, contará com 11 linhas. Depois disso, a passagem passará a ser cobrada, provavelmente um valor entre R$ 4,00 e R$ 5,00. Vale salientar que esse sistema contará com a gratuidade para públicos prioritários, estudantes e beneficiários do programa social Pão na Mesa. Todo o sistema terá o subsídio de 70% do valor da passagem custeado pela prefeitura.