São Francisco do Conde recebe nesta quinta-feira, 6, projeto do Governo do Estado

O município de São Francisco do Conde recebe nesta quinta-feira, (6), o projeto itinerante “Bahia Memórias de Lutas e Liberdade”. O projeto faz parte da comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia e é uma realização da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), através do Centro de Memória da Bahia (CMB).

São Francisco do Conde bem como as cidades de Cachoeira, Santo Amaro, Saubara, Candeias participaram das lutas pela independência do Brasil na Bahia. Em 1822, as autoridades políticas de São Francisco do Conde junto com os habitantes pronunciaram lealdade a D. Pedro e, juntamente com Santo Amaro, delegam a Cachoeira o estatuto que conferia à cidade a liderança de um poder civil e militar. Sendo também o ponto de partida do alferes Francisco de Faria Dutra junto com alguns soldados que se instalaram nas proximidades de Pirajá aos quais lutaram na batalha simbólica de 8 de novembro.

As atividades do projeto buscam fortalecer os episódios das lutas na cidade, com a inauguração do marco alusivo à memória da consolidação da Independência do país. As homenagens aos 200 anos de Independência pretendem passar por 16 municípios baianos.

A programação conta com aulas públicas e atividades lúdicas da Biblioteca de Extensão (BIBEX), traz também serviços da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), Secretaria de Promoção de Mulheres (SPM) e o Conselho Estadual da Juventude (COJUVE), além de aposentações culturais.