Bahia ocupa a segunda colocação como estado com mais mortes por 100 mil habitantes

Seis Estados do Nordeste e seis do Norte estão entre os 12 mais violentos do Brasil, de acordo com informações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira, 20, baseado nos mais recentes dados de registros criminais do país (em 2022). O Amapá, do Norte, tem a maior taxa de assassinatos por 100 mil habitantes (50,6), seguido por Bahia, Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Rondônia, Roraima e Tocantins.

É no Nordeste, inclusive, que fica a cidade que registrou a maior taxa de homicídios. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Jequié, situada Sudoeste da Bahia, registra 88,8 homicídios por 100 mil habitantes. Seguida dos municípios de Santo Antônio de Jesus, na Região do Recôncavo, (88,3) Simões Filho (87,4) e Camaçari (82,1), ambas na Região Metropolitana de Salvador

Por outro lado, o Brasil registrou queda de homicídios pelo segundo ano consecutivo, com 47.508 casos em 2022, embora chegue ao segundo menor número da série histórica iniciada em 2011. Um dado chama atenção: com 130 ocorrências por dia, ao menos cinco pessoas foram assassinadas por hora no último ano.