Até 2024, Acelen pretende pretende eliminar completamente resíduos na Refinaria de Mataripe

A Acelen pretende reduzir cerca de 30% (7.200 toneladas) da geração de resíduos nas operações da Refinaria de Mataripe este ano, tendo como meta eliminar completamente a destinação de materiais para aterros sanitários em 2024. Essas medidas fazem parte de uma somatória de ações  para diminuir de forma contínua o impacto ambiental e a pegada de carbono nas operações da planta industrial, visando um refino mais sustentável.

O processo de redução da geração de resíduos teve início a partir da análise do perfil de materiais gerados na operação da refinaria, em que foram identificadas diversas oportunidades, desde otimização na utilização de recursos até o melhor aproveitamento e aplicação.

Em nota, o vice presidente de Operações da Acelen, ressalta: Os avanços para uma menor pegada ambiental refletem o investimento robusto, consistente e bem-sucedido na refinaria, como parte da estratégia ESG voltada à integridade ambiental, um dos nossos temas prioritários, com melhor gestão do uso da água, efluentes, resíduos e circularidade. Estamos colhendo os frutos de um trabalho focado no uso de tecnologias inovadoras, a partir do conceito de indústria 4.0 implementado na nossa refinaria, para reduzirmos os impactos da nossa operação.”

Algumas das iniciativas de maior impacto têm como premissa o reaproveitamento de materiais antes destinados como resíduo, para os quais foi identificado potencial para serem transformados em matéria-prima ou coprodutos para uso em outras indústrias. As possibilidades de reaproveitamento sustentável vêm sendo mapeadas e avaliadas parcerias estratégicas com indústrias-chave de diferentes setores, como petroquímico, metalúrgica, cimenteiro e de pavimentação, para buscar a melhor aplicação para os coprodutos que estão sendo especificados.