Americanas adia publicação de balanço do segundo semestre

 

A publicação do balanço financeiro do segundo trimestre de 2023 das Americanas, agendada para quinta-feira da próxima semana, 10 de agosto, foi adiada. A informação foi divulgada ao mercado pela varejista nesta quinta-feira (3). Esse é o terceiro adiamento de divulgação das demonstrações financeiras pela Americanas, que no início deste ano entrou em recuperação judicial após um escândalo de fraude contábil.

A empresa afirmou que a medida é resultado da “necessidade de conclusão dos trabalhos de revisão” das demonstrações financeiras de 2022. Isso por causa dos efeitos da fraude estimada em R$ 20 bilhões, divulgada pela própria Americanas em 11 de janeiro e 13 de junho de 2023.

Em maio, a empresa havia anunciado o adiamento da publicação de seu balanço referente ao trimestre encerrado em março, agendada originalmente para 11 de maio. A empresa também postergou o resultado financeiro do exercício de 2022 poucos dias antes de sua divulgação, marcada originalmente para 29 de março.

De acordo com a varejista, o adiamento se dá em razão da necessidade de conclusão dos trabalhos de revisão, ainda em curso, pela companhia, seus assessores e auditores independentes, das demonstrações financeiras de exercícios encerrados, inclusive do exercício social de 2022, e dos efeitos das fraudes em lançamentos contábeis.