Vigilância Sanitária inicia capacitação de profissionais dos segmentos de alimentação e saúde

 

Para garantir um carnaval mais seguro para a saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, por meio da Vigilância Sanitária (Visa), iniciou nesta segunda-feira (15) os treinamentos e reuniões técnicas para a festa momesca de 2024. As capacitações serão realizadas na sede da Visa, na Avenida Vasco da Gama, até a sexta-feira (19).

As atividades serão voltadas para baianas e baianos de acarajé e mingau, barraqueiras(os), trabalhadores de food truck, serviços de balcão, camarotes, indústrias de gelo e empresas prestadoras de serviços de saúde. Nestes encontros, os participantes serão orientados quanto aos cuidados sanitários que devem ser adotados para comercialização de alimentos.

Serão abordados temas como as normas para acondicionamento dos alimentos, como evitar contaminação cruzada, temperatura adequada para conservação dos alimentos, cuidados com o preparo de bebidas, higiene e saúde do manipulador de alimentos. A intenção é prevenir as Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) e promover a segurança alimentar, além das exigências sanitárias para serviços de saúde e de interesse da saúde.

“Estas ações visam qualificar estes serviços para o Carnaval 2024, de forma que as pessoas tenham segurança sobre o que estão consumindo. É muito importante acolher, orientar e esclarecer as dúvidas destes trabalhadores seguindo o lema da saúde, que é o de educar para prevenir”, destaca a vice-prefeita e gestora da SMS, Ana Paula Matos.

Programação:

– 15/1, às 13h30 – Reunião com representantes das indústrias de gelo de Salvador (cadastro prévio) – já ocorreu

– 16/1, às 8h30 – Ações educativas com barraqueiros (aberto a todos os profissionais)

– 16/1 às 13h30 – Ações educativas com balconistas (aberto a todos os profissionais)

-17/1 às 8h30 – Ações educativas com de baianas e baianos de acarajé (cadastro prévio)

– 17/1, às 13h30 – Ações educativas com trabalhadores de food truck (cadastro prévio)

– 18/1, às 13h30 – Ações educativas com trabalhadores dos camarotes (cadastro prévio)

– 19/1, às 13h30 – Ações educativas com empresas prestadoras de serviços de saúde (cadastro prévio)