Nesta quinta-feira (28), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a taxa média de desemprego no país teve o percentual crescente de 7,8% durante o último trimestre, finalizado em fevereiro. 

O estudo que forneceu estes dados foi realizado por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e, segundo a agência de notícias Reuters, mantiveram-se alinhados com as expectativas do mercado, que esperava o mesmo percentual de tal resultado. 

Ao analisar os dados, o comentarista político do programa “Baiana Livre”, Cristóvão Rodrigues, opinou sobre “Esse número da PNAD, que é um órgão do próprio governo que analisa isso, não é ruim, não, é uma pesquisa que fica baseada em respostas das pessoas. Se a pessoa não está procurando trabalho, ela não é considerada desempregada”.

Ao longo de sua fala, Rodrigues explicitou sua preferência por outro estilo de pesquisa produzido pelo Ministério do Trabalho, atribuído ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

“Eu prefiro a pesquisa feita pelo Ministério do Trabalho, que é mais coerente, que atesta o número de pessoas com carteira assinada que foram desempregadas e o número de pessoas com carteira assinada empregadas. Esses números vão para o CAGED e toda empresa, quando contrata um funcionário com a carteira assinada, é obrigada a comunicar o Ministério do Trabalho. Por que isso? Porque são com esses números que se recolhe o fundo de garantia por tempo de serviço e são esses números que as empresas pagam para a previdência social”. 

Baiana Livre é o programa político da Baiana FM e vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13:00 às 14:00hrs. É apresentado por Edilton Luis e conta com os comentários de Cristóvão Rodrigues e Diego Maia.